I encontro Darcy nas Escolas reuniu mais de 200 alunos de escolas públicas na Semana Universitária

com objetivo de aproximá-los da Universidade e da ciência

 

31ago2022 revistadarcynasescolas raquelaviani232 1

 

Texto: Débora Alecrim*

 

“Para a gente que tem o sonho de estudar na UnB, é muito bom sentir pela primeira vez como é estar aqui. Passar pelo minhocão deu uma palpitação no coração e reforçou a vontade de querer viver e estar aqui.” O Relato é de Adrielly Vitória, de 18 anos, mas representa o sentimento de vários dos seus colegas do Centro Educacional 104 (CED 104) do Recanto das Emas. O grupo, com 164 estudantes, esteve na Universidade de Brasília na quarta-feira (31) para participar do I encontro Darcy nas Escolas, promovido pela revista Darcy na Semana Universitária. 

 

“Nos sentimos muito acolhidas porque a faculdade, especialmente para nós duas que somos periféricas, é algo muito longe. Entrar aqui e ouvir eles falarem ‘vocês são bem-vindas’ reforça que podemos fazer parte disso”, acrescenta a estudante Anabel Almeida, de 17 anos, que deseja ingressar no ensino superior. Também participaram do encontro cerca de 70 estudantes do Colégio Estadual Professor José Carneiro Filho, de Luziânia (GO). 

 

O I Encontro Darcy nas Escolas teve como objetivo aproximar estudantes e professores de escolas públicas do ensino médio da UnB e da ciência produzida pela instituição. A iniciativa incluiu um painel sobre a revista e a Universidade, seguido por visita à Exposição Memória UnB: 60 anos de protagonismo e à Mostra de Cursos da UnB. 

 

“Para muitos, esse é o primeiro contato com a universidade. Na escola falamos sobre a importância de cursar o ensino superior, do acesso à universidade pública, gratuita e democrática. É muito melhor o aluno vivenciar isso de perto do que só ouvir a gente falar”, mensura o professor de Língua Portuguesa do CED 104, Moacir Ferreira.  

 

Professor de História do Colégio Estadual Professor José Carneiro Filho, Gustavo Filho acredita que a iniciativa contribuirá para “ampliar os horizontes dos estudantes e ajudar na escolha de qual caminho seguir”. O relato do aluno Alex Veiga, de 18 anos, confirma o potencial da atividade. “Eu queria muito conhecer sobre o curso de música. Hoje na mostra de cursos, até toquei bateria”, diz com empolgação. 

 

Mônica Nogueira, secretária de Comunicação da UnB, avalia que “a visita à UnB é um dos pontos altos do projeto. Estimula a curiosidade pela ciência, a arte e a cultura e motiva os estudantes a imaginarem o seu futuro na Universidade.” 

 

“Essa iniciativa traz enorme gratidão para a equipe da revista. Com a missão de democratizar o acesso ao conhecimento científico, estamos nos aproximarmos de jovens que, em sua maioria, nunca estiveram na UnB e talvez vejam como distantes as chances de ingresso no ensino superior”, compartilha a jornalista da Secretaria de Comunicação e editora da Darcy, Vanessa Vieira.  

 

31ago2022 revistadarcynasescolas raquelaviani259 1

EXTENSÃO - A iniciativa Darcy nas escolas é promovida pelo Projeto de Extensão da Revista Darcy e busca aproximar estudantes de escolas públicas da ciência produzida pela UnB e divulgada nas páginas da revista. O projeto incentiva o uso da publicação como material paradidático nas turmas de ensino médio. 

 

Neste ano, o projeto realizou a Exposição Memória UnB: 60 anos de protagonismo, mostra fotográfica que se desdobrou de reportagem homônima publicada na Darcy 27, e agregou uma produção sonora imersiva, fruto da parceria entre a publicação científica, o UnBCast, o LabÁudio e o projeto Comunicação nos 60 anos da UnB. 

 

A revista Darcy também promoveu duas oficinas, destinadas ao público geral: a Oficina de produção cultural: políticas públicas, financiamento e projetos e a Oficina de jornalismo científico: teoria e prática. 

 

*Extensionista do Projeto de Extensão da Revista Darcy.