Há 15 anos, a publicação de jornalismo científico e cultural da UnB surgia para mostrar que a Universidade de Brasília está por toda parte. Suas edições evidenciavam algo necessário: é impossível separar a sociedade desta instituição pública, gratuita e de excelência. Cada cidadão brasileiro, portanto, tem o direito de usufruir de tudo o que é feito nos quatro campi da UnB.
Mas, para aproveitar essa instituição em sua plenitude, é preciso conhecê-la. Essa é a razão de existir desta revista, ser fonte de informação sobre o que é produzido na Universidade de Brasília e contribuir para democratizar o acesso à ciência e à cultura.
A cada ano, renovamos esse compromisso, priorizando o uso de linguagem simples e acessível, além da combinação criativa entre textos, imagens e elementos gráficos. Neste marco, a publicação celebra sua solidez com um olhar especial para estudantes e professores das escolas de ensino médio.
Nas próximas páginas, apresentamos a revista Darcy a esse público e trazemos reportagens que estão entre os conteúdos abordados no Programa de Avaliação Seriada (PAS), processo seletivo pioneiro da UnB.
Para os estudantes, ter o material acessível nesta edição única facilita a construção de um olhar crítico, analítico e questionador sobre temas científicos de impacto e relevância pública. As temáticas costumam ser exploradas não só no PAS, mas também em provas de processos seletivos e vestibulares, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Pensando nos professores, trazemos dicas de outros docentes sobre como usar a Darcy em sala de aula. Reunimos metodologias diversas para que profissionais de todas as áreas do conhecimento complementem referências e discussões trabalhadas pelos currículos pedagógicos.